eu bou falar dos meus amigos
Quinta-feira, 18 DE Outubro 2012
O termo floresta designa um ecossistema caracterizado por uma formação vegetal lenhosa, onde as árvoresocupam um lugar predominante. A desflorestação traduz-se precisamente pela destruição massiva destesecossistemas, a ritmos que atingem 1,2% do total das florestas virgens existentes, por ano, com oobjetivos de obter determinados produtos (madeira, carvão vegetal, por ex.) ou áreas livres (destinadas àprática da agricultura ou urbanização), por e para o homem.
Se desde sempre se procedeu ao abate de árvores e limpeza de determinadas áreas florestais, atualmente,o termo desflorestação revestiu-se de uma muito maior intensidade e pertinência, devido não apenas aotamanho imenso das áreas desflorestadas ( entre 15 a 20 milhões de acres de floresta tropical por ano,ritmo que conduzirá ao seu desaparecimento total dentro de cerca de 100 anos), mas também ao facto dea desflorestação não ser acompanhada de uma reflorestação, sendo frequente que os danos produzidossejam de tal ordem que até mesmo os mecanismos naturais pelos quais a natureza regenera osecossistemas naturais são bloqueados intencionalmente, por exemplo, pela pavimentação dos solos(estradas).
As causas da desflorestação, mau grado a ação de alguns fatores naturais, como fogos de origem natural(exemplo: devidos a relâmpagos) e alterações climáticas (exemplo: as glaciações), são, na esmagadoramaioria dos casos, de origem antropológica.
O aumento demográfico exige naturalmente mais áreas para urbanização e, sobretudo, mais terrenos para aprática agrícola, dada a necessidade de aumentar a produção alimentar mundial. No entanto, a ampliaçãode áreas disponíveis nem sempre é conseguida de forma racional: por exemplo, os incêndiospropositadamente ateados para limpeza da floresta tropical conduzem frequentemente a uma destruiçãoexcessiva do meio ambiente relativamente às necessidades reais. As quantidades necessárias crescentesde vários tipos de produtos florestais, como a madeira (usada para a construção, mobiliário, produção depapel, etc.), são também um fator de pressão sobre a floresta
http://www.infopedia.pt/$desflorestacao

Fontes: http://www.infopedia.pt/$desflorestacao
publicado por ricardocovas às 16:02
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
links
blogs SAPO